23 de agosto de 2017, Vitória da Conquista - BA

“Formar profissionais voltados para organizações, dotados de flexibilidade e formação multidisciplinar, com visão empreendedora e com capacidade de realização frente aos desafios da sociedade contemporânea, e que permita o sucesso em um ambiente altamente dinâmico do cenário administrativo-organizacional.”

Formar administradores com visão humanística e com postura gerencial, para atuação no vasto campo de aplicação da Ciência Administrativa em organizações privadas e públicas.

Capacitar profissionais preocupados com o desenvolvimento humano visando à melhoria de vida da sociedade em que se insira; estimular o desenvolvimento do raciocínio lógico e da análise crítica para o exercício da profissão e da cidadania; desenvolver a capacidade de gerenciar dados e informações, visando ao desenvolvimento organizacional; possibilitar a compreensão do todo administrativo, de modo integrado, sistêmico e estratégico; proporcionar o desenvolvimento da habilidade de resolver situações, intervindo com flexibilidade e adaptabilidade diante de problemas e desafios organizacionais; formar profissionais aptos a responder às demandas da cidadania e do desenvolvimento econômico e científico, a partir da área de administração, associada à internalização de valores de responsabilidade social, justiça e ética profissional; buscar melhoria permanente dos padrões de excelência do processo de ensino de administração, integrando a formação técnica à humanística do discente; proporcionar conhecimentos que conduzam à formação de administradores que, na função de direção, possam intervir nos cenários organizacionais, com base num raciocínio sistêmico; proporcionar aos discentes o necessário embasamento teórico e prático nos diferentes campos da administração, viabilizando a estes profissionais a compreensão da necessidade fundamental de aperfeiçoamento profissional contínuo.

O Curso de Administração da FAINOR visa formar um profissional generalista, com raciocínio lógico, crítico e analítico, apto para o processo de tomada de decisão e desenvolvimento da área administrativa, bem como servir de instrumento de transformação das organizações na nova economia local, regional e global, conscientes do seu papel social e de atendimento da pessoa humana, contemplando, assim, as mudanças da realidade mundial, sem perder de vista o ser empreendedor, criativo e crítico, numa perspectiva de valores éticos e cidadãos e que contemplem, principalmente, às especificidades da Região Sudoeste da Bahia. O perfil pretendido para o Administrador deve atender às mudanças da realidade mundial sem perder de vista o ser empreendedor, criativo e crítico, numa perspectiva de valores éticos, tendo em vista uma sociedade responsável e solidária, que atendam às características dos negócios da Região Sudoeste da Bahia, na qual ocorre a predominância de áreas econômicas tais como: agroindústrias, minero-industriais e comerciais/serviços. Assim, esse profissional deverá ser capacitado para enfrentar os desafios de uma região paradoxal, que exigirá constante atualização, para liderar as mudanças e transformações locais, regionais e globais.

yurioliveiraCoordenador do curso de Administração da FAINOR:
Yuri Oliveira

Telefone do Colegiado de Administração:
(77) 3161-1008

E-mail Institucional:
administracao@fainor.com.br

 

A definição do termo, palavras de Jean Jacques Servan, jornalista francês, “Administração… é a arte das artes. Por isso é organizadora de talentos”. Administração é uma ciência social que estuda e sistematiza as práticas utilizadas para o gerenciamento de organizações, levando em conta as informações fornecidas por outros profissionais e pensando previamente as consequência de suas decisões. Administrar implica na tomada de decisão sobre recursos disponíveis, trabalhando com pessoas, para atingir objetivos. Segundo o Conselho Federal de Administração, “o administrador trabalha em diversas estruturas dentro de uma organização e é responsável pelo planejamento de estratégias, pelogerenciamento do dia a dia da companhia e pela gestão de recursos financeiros, materiais e humanos. O profissional de Administração conduz relações entre a empresa e os funcionários, cuida de processos de admissão, treinamento e demissão e organiza planos de carreira e programas de benefícios. Pode também atuar no controle de estoques de matéria-prima e insumos, gerenciando processos de compra; no setor financeiro, operando nas áreas de custos, orçamentos e fluxo de caixa; e com as áraes de publicidade e marketing. Os princípios para administrar são planejar, organizar, dirigir e controlar.” “Administração é um conjunto de atividades organizacionais que têm como funções principais a tomada de decisões baseada em técnicas específicas e interpretação pessoal das situações interiores e exteriores à organização, e a manipulação de conflitos de forma produtiva”

A sociedade dinâmica em que vivemos é basicamente formada por organizações, sejam elas privadas, públicas ou do terceiro setor. Nesse sentido, a formação em Administração faz-se permanentemente necessária, para dar conta de um mundo cada vez mais constituído por organizações, que independentemente da origem, tamanho, natureza ou atividade, precisam apresentar resultados. No Brasil a realidade não é diferente, na medida em que o país cresça e se desenvolva de forma plena e sustentável, é imprescindível que tenhamos organizações mais bem administradas. Neste contexto, a profissão da Administração tem um espaço relevante de atuação, uma vez que pode atuar nas mais diversas funções e áreas no contexto organizacional (administração geral, finanças, marketing, produção, logística, recursos humanos, comércio exterior, dentre muitas outras). Pode-se afirmar que nenhuma outra profissão tem tanto espaço de atuação no ambiente diversificado, instável, dinâmico e competitivo que as organizações atuam. Nas organizações públicas, por exemplo, há muita necessidade de profissionais Administradores para lidar com processos de gestão cada vez mais complexos; no setor privado, a competitividade e o uso de tecnologias cada vez mais sofisticadas têm exigido das organizações processos de gestão cada vez mais eficientes e eficazes; e no terceiro setor também não é diferente, pois tem se tornado organizações cada vez mais profissionais, com planejamento estratégico e metas estabelecidas. Com essa fase de boom no desenvolvimento do município de Vitória da Conquista, observa-se que os bacharéis em Administração possuem uma gama de opções de atuação, tanto na área privada quanto na pública. Entre as inúmeras oportunidades pode-se destacar: Instituições Financeiras, Indústrias, Hotéis, Hospitais, Supermercados, Comércio, Empresas Agrícolas, Empresas de Consultoria, Associações, Empresas de Comércio Exterior, Organizações do Terceiro Setor, Instituições de Ensino Superior, como docente, pesquisador e, também, poderá abrir e gerenciar o seu próprio negócio. Segundo a Pesquisa do Conselho Federal de Administração – CFA, referente ao Perfil, Formação, Atuação e Oportunidades de Trabalho do Administrador, dentre as principais competências que devem ser priorizadas durante a formação, destacam – se a “capacidade de identificar problemas, formular e implantar soluções”, bem como, “ser capaz de enfrentar desafios” (CFA, 2011). Ainda segundo a Pesquisa do CFA, os Administradores que já atuam no mercado baiano apontaram a Consultoria Empresarial, Serviços, Administração Pública, Instituições Financeiras e Administração Hospitalar como setores da economia que possuem maiores perspectivas com relação ao mercado de trabalho do Administrador nos próximos cinco anos (CFA, 2011).