13 de dezembro de 2017, Vitória da Conquista - BA

“Qualificar bacharéis para gerenciar as informações contábeis orientando as organizações no processo decisório”.

“O Curso de Ciências Contábeis tem por objetivo preparar um profissional da Contabilidade com visão generalista, com amplos conhecimentos afins e correlatos, permitindo, assim, ao contador, adaptar-se com maior facilidade àquelas especialidades a que pretende dedicar-se”.

O curso de Ciências Contábeis tem por objetivo formar profissionais com postura gerencial, visão sistêmica de entidades empresariais, capazes de gerar informações relevantes sobre questões financeiras e econômicas, para a tomada de decisões estratégicas.

O estudo da contabilidade é abordado como um sistema de informações à disposição dos usuários da informação contábil, que permite a avaliação patrimonial e mensuração dos resultados econômicos e financeiros obtidos, incentivando o corpo discente à prática da pesquisa científica no campo da ciência contábil.

Os conteúdos programáticos possibilitam também uma formação humanística, ética e com técnicas modernas e emergentes, considerando a questão atual da globalização e o que o mercado necessita: profissionais altamente especializados.

O primeiro dos quatro anos do curso é ocupado com as disciplinas básicas, como sociologia, português, economia e administração. Em seguida vêm as disciplinas técnicas e gerenciais, como teoria da contabilidade, planejamento e contabilidade financeira. Há também aulas de legislação comercial, direito e planejamento tributário. Depois começam as aulas de auditoria e perícia. É importante participar de seminários e assistir a palestras para se manter informado e atualizado.

JosenaldoCoordenador do curso de Ciências Contábeis da FAINOR:
Josenaldo Alves

Telefone do Colegiado de Administração:
(77) 3161-1043

E-mail Institucional:
contabeis@fainor.com.br

 

O contador é quem detém todas as informações essenciais de uma empresa, estipula metas a ser alcançadas e como se vai chegar lá. Para dar conta de tantos dados e números, a ajuda da informática é imprescindível.

É o responsável pelo planejamento, pela coordenação e pelo controle das contas e dos lançamentos de uma empresa, formando um quadro geral do patrimônio, dos fluxos de transações, de produção e de renda. Confere, ainda, os registros contábeis e cuida do relacionamento com o poder público, principalmente no que concerne à parte tributária.

O profissional de Ciências Contábeis deve ser capacitado para realizar operações mentais de análise, seleção e síntese. Também emitir respostas corretas e de precisão na execução das tarefas que caracteriza a exatidão.

Elaborar pareceres, análises, projetos, pesquisas e relatórios, interagindo com indivíduos, e dirigir sua equipe com iniciativa e espírito de liderança.

Também analisa a classificação e avaliação de despesas para apropriar custos de bens e serviços; prepara e fundamenta a declaração do imposto de renda da empresa para avaliar o valor do tributo devido.

O mercado de trabalho do contador é bastante amplo e atrativo. Como toda pessoa jurídica (empresa) necessita de, no mínimo, um contador, a área de perícia contábil e auditoria tornam-se pontos fortes entre as opções de emprego que estão em alta nesta área.

Também, para os profissionais que já têm alguma experiência na área, é bastante comum abrirem consultorias próprias, onde prestam serviços para empresas, fazendo demonstrações financeiras, consultoria tributária, entre outras.

O contador pode atuar como empregado de pessoas jurídicas, trabalhando no departamento fiscal, pessoal ou de escrituração contábil; Auditor externo, interno e independente; Consultor, na elaboração das demonstrações contábeis; como proprietário ou sócio de escritório contábil, realizando consultoria tributária, societária, de custos, finanças, etc;  Perito contábil e demais atividades que envolvem o patrimônio das pessoas jurídicas; como funcionário público, atuando como agente fiscal de tributos federal, estadual e municipal; Analista de contabilidade; Professor da área contábil; Assessor, na prestação de serviços e Pesquisador.