14 de dezembro de 2017, Vitória da Conquista - BA

“Desenvolver o potencial humano pleno dos futuros Bacharéis em Direito, formando-os com uma visão atualizada e crítica do mundo e, em particular, dando-lhes uma consciência humanística dos problemas sociais locais, regionais e nacionais, através de uma abordagem interdisciplinar e transdisciplinar do Direito.”

Formar Bacharéis em Direito, com competência técnica-jurídica, comprometidos com a ética e a justiça social, preocupados com a efetivação dos direitos humanos fundamentais e capazes de compreender tanto o universo teórico filosófico da profissão, quanto os rudimentos técnicos que o tornem apto a exercer com eficiência a carreira que vier a escolher.

O Curso de Direito tem como princípios básicos e norteadores a supremacia dos valores humanísticos e éticos; a relevância social, com o acompanhamento sistemático dos problemas contemporâneos do Direito; o compromisso social com os problemas regionais; o dinamismo científico-tecnológico; e a excelência acadêmica.

O eixo norteador da identidade do Curso de Direito da FAINOR está voltado para área do Direito Constitucional, Direitos Humanos e Fundamentais, tendo, como fonte para suas atividades práticas, os Métodos Consensuais de Solução de Conflitos – Mediação, Conciliação e Arbitragem.

Utiliza-se a metodologia de interpretação e aplicação dos princípios fundamentais na normativa infraconstitucional, atentando-se para a unidade e coerência do ordenamento jurídico.

O profissional de direito deve ter o um perfil de formação generalista, orientada para habilidades essenciais (técnicas, humanas, conceituais e axiológicas) e específicas, que não estejam exclusivamente enquadradas nas atividades privativas da advocacia, mas na aplicação do saber teórico para as diversas profissões jurídicas.

A FAINOR prepara o seu aluno, dando-lhe uma formação multidisciplinar, de tal forma que oportuniza ao Bacharel amplas possibilidades profissionais, podendo tornar-se advogado, atuando como profissional liberal ou trabalhando em empresas públicas e privadas, Juiz Estadual, Federal ou do Trabalho, Promotor de Justiça, Defensor Público, Procurador do Município, do Estado, da República ou da Fazenda, Tabelião ou Delegado de Polícia, além de Serventuário da Justiça em diversas funções.

O curso exige bastante leitura, aquisição de cultura geral, exercício de memória, rapidez de raciocínio, elevado grau de associação, análise e coordenação de ideias, tudo voltado para a defesa dos interesses coletivos e  individuais.

Para exercer a profissão, o recém-formado é submetido ao exame da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB e, ao ser aprovado, recebe a carteira da OAB, que lhe faculta o exercício profissional.

sebastiao_lopes

Coordenador do curso de Direito da FAINOR:
Sebastião Martins Lopes

Telefone do Colegiado de Direito:
(77) 3161-1053

E-mail Institucional:
direito@fainor.com.br

Considerada uma profissão de grande responsabilidade, o principal objetivo do Bacharel de Direito é promover a justiça e tentar tornar a sociedade mais justa.

O Direito é uma área ampla e abre espaço para diversos tipos diferentes de especialização: Direito Civil, Direito Penal, Direito Comercial, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito do Trabalho, entre outras.

O Bacharel em Direito possui muitas possibilidades de atuação. Pode exercer as funções de juiz, representante do Ministério Público, delegado de polícia e procurador da República, além de outros cargos técnicos em autarquias e entidades governamentais que exigem a formação em direito. Como advogado, pode atuar em escritórios já estabelecidos ou começar sua própria prática independente.

O Curso de Direito da FAINOR garante sólida formação na área do Direito e proporciona abordagem profissional específica, possibilitando a opção por posterior especialização nas múltiplas vertentes de atuação profissional. Assim, a conclusão do curso não restringe o Bacharel a determinada linha profissional, mas prepara-o para posterior escolha da direção em que pretende especializar-se e exercer a profissão do Direito, nos seus múltiplos ramos sociais e profissionais.

O mercado segue em alta e existe boa procura tanto em áreas tradicionais, como a Magistratura e o Direito Empresarial, quanto em ramos mais recentes, como o Direito Ambiental e o da Tecnologia da Informação. No setor empresarial, multinacionais costumam empregar o Bacharel para lidar com processos das áreas trabalhista, tributária, cível e empresarial.

Os escritórios de Direito, por sua vez, abrem grande número de vagas para Advogados e estagiários e, na carreira pública, na qual o graduado ingressa por meio de concurso para ser Juiz, Promotor, Procurador,  Delegado de Polícia, um nicho em alta é a defensoria pública, voltada para o atendimento da população carente que não tem recursos para contratar um advogado.

A formação jurídica é requisito para acesso a inúmeros cargos e empregos públicos. À medida que as relações sociais se tornam mais complexas, o espaço de atuação se expande. Seja qual for o campo de atuação, a formação teórica sólida é requisito fundamental para uma carreira de sucesso.

A dedicação e o estudo constante devem fazer parte da vida deste profissional, tão requisitado no mundo contemporâneo, que pode decidir por trabalhar para si próprio ou em empresas das mais diversas áreas ou, ainda, entrar para as carreiras públicas, mediante concurso.