23 de agosto de 2017, Vitória da Conquista - BA

“Formar profissionais farmacêuticos com conhecimento generalista e multidisciplinar, com perfil humanista, qualificados para atuar nas áreas técnicas, administrativas e educativas, bem como para o desenvolvimento de pesquisa científica, orientação sanitária individual e coletiva e atenção ao paciente dentro dos preceitos éticos e morais inerentes a essa profissão”.

O curso de Farmácia tem como objetivo principal formar Farmacêuticos com perfil generalista, dentro de seu âmbito profissional, aptos a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação de saúde, tanto em nível individual quanto coletivo.

O curso de farmácia exige do aluno afinidade e conhecimentos em algumas ciências básicas principalmente, matemática, química e biologia, pois essas áreas estarão presentes, de maneira prática aprofundada, do início ao fim do curso. O aluno também terá disciplinas relacionadas à produção de medicamentos e ao estudo da ação dentro do organismos mas principalmente buscando consolidar o farmacêutico como um dos profissionais de grande importância na equipe multidisciplinar em saúde. O modelo de curso generalista exige dos profissionais uma formação geral integrada à formação especializada. Esta integração é conectiva, e visa atender aos objetivos educacionais amplos do curso. O Curso de graduação em Farmácia da FAINOR visa formar um profissional farmacêutico com formação generalista capacitado para o âmbito humanista, crítico e reflexivo, tendo como atribuições essenciais a prevenção, promoção, proteção e recuperação da saúde humana, desenvolvendo atividades relacionadas ao fármaco e ao medicamento, assistência e atenção farmacêutica e às análises clínicas e toxicológicas.

 

jaquelineCoordenador do curso de Farmácia da FAINOR:
Jaqueline Coqueiro

Telefone do Colegiado de Farmácia:
(77) 3161-1055

E-mail Institucional:
farmacia@fainor.com.br

É o estudo da composição e dos processos produtivos de medicamentos, cosméticos e alimentos industrializados. O farmacêutico pesquisa e prepara medicamentos, cosméticos e produtos de higiene pessoal, examina e testa substâncias e princípios ativos que entram em sua composição e observa as reações provocadas no organismo. Registra novas drogas, distribui e comercializa os produtos e verifica se chegam ao consumidor dentro das normas sanitárias. Em laboratórios de análises clínicas, pesquisa, registra e realiza exames clínicolaboratoriais e toxicológicos para auxílio do diagnóstico e acompanhamento de doenças. Em farmácias, distribui medicamentos e prepara fórmulas personalizadas.

(Trecho do Guia do Estudante)

 O Brasil é o sexto mercado mundial no setor de saúde. Só isso já garante um bom mercado de trabalho para o farmacêutico. A ascensão econômica, que aumentou o contingente da população na classe C se reflete no consumo de produtos farmacêuticos. As expectativas melhoram, também, graças à recente revisão das ocupações do profissional, pelo Ministério do Trabalho e Emprego. A competição é grande, mas há boas chances de trabalho em drogarias e farmácias de todo o país. fábricas de medicamentos e cosméticos e laboratórios de análises clínicas são grandes empregadores. No setor público, as farmácias comunitárias também procuram por esse profissional.
(Trecho do Guia do Estudante)
Segundo o Conselho Federal de Farmácia (CRF) o Farmacêutico pode atuar em mais de 74 áreas diferentes, as principais são: Administração farmacêutica, Análises clínicas, Assistência domiciliar em equipes multidisciplinares, Auditoria farmacêutica, Bioquímica clínica, Bromatologia, Citologia Clínica, Cosmetologia, Exames de DNA, Farmácia Clínica, comunitária e de dispensação, Farmácia Homeopática e Hospitalar, Farmácia Industrial e Magistral, Fitoterapia, Genética humana, Microbiologia clínica, Toxicologia clínica, ambiental, de alimentos, desportiva e forense, Pesquisa básica e aplicada nos diferentes níveis e nas diversas áreas das Ciências Farmacêuticas.