14 de novembro de 2018, Vitória da Conquista - BA

O curso de Fisioterapia da FAINOR tem a missão de formar profissionais generalistas pautados em princípios éticos, com visão humanizada, crítica e reflexiva. O eixo estruturante, ensino-pesquisa-extensão, proporciona sólida formação científica com desenvolvimento de competências e habilidades para expansão do perfil profissional e do mercado de trabalho. A consolidação do conhecimento científico, por meio de um ensino de qualidade, permite a este profissional atuação em todos os níveis de Atenção à Saúde.

 

Visão

Formar profissionais generalistas capazes de atuar sob a ótica principialista da prevenção de doenças e da promoção, cura ou reabilitação da saúde, atendendo a todas as faixas etárias, capacitados para atuação em nível comunitário, ambulatorial e hospitalar, diante dos novos desafios dos diferentes contextos da sociedade brasileira.

Propiciar a formação generalista de profissionais em Fisioterapia, que atuem prestando assistência para recuperação física e funcional e atendendo às demais exigências da saúde, observando a totalidade biopsicossocial do indivíduo, a partir de uma formação interdisciplinar, que compreende-se como parte de um sistema de atenção à saúde, na sua dimensão preventiva, curativa e de reabilitação; que seja capaz de participar de equipes inter multiprofissionais; que desenvolva o espírito científico, crítico e reflexivo necessário ao seu desenvolvimento profissional, com compromisso ético e responsabilidade socioambiental e cidadã.

O curso baseia-se nas concepções contextuais, conjunturais e metodológicas da Fisioterapia, com a formação de profissionais capacitados a uma visão ampla e global do homem e tendo como objeto de estudo “ o movimento do corpo humano”, em todas as suas formas de expressaõ e potencilaidades, quer nas suas aterações patolóicas, cinético-funcionais, quer nas suas reparações psico-sociais. Capazes de elaborar o diagnóstico cinético-funcional, eleger e executar os procedimntos fisioterapêutics pertinenets a cada situação vivenciada pelo profissional fisiosterapeuta, baseadas e, evidências do conhecimento científico e que detenham uma progressiva autonomia profissional, com uma sólida formação geral, interagindo com os demais membros da equipe e sua aplicabilidade no sistema de saúde vigente.

Adna

Coordenadora do curso de Fisioterapia da FAINOR:
Adna Gorette Ferreira Andrade

Telefone do Colegiado de Fisioterapia:
(77) 3161-1054

E-mail Institucional:
fisioterapia@fainor.com.br

As principais funções da Fisioterapia são melhorar a mobilidade, aliviar a dor, prevenir lesões e recuperar as funções perdidas, utilizando exercícios como alongamento, fortalecimento, hidroterapia e outras técnicas. São áreas de atuação, entre outras: Geriatria, Dermatofuncional, Uroginecológica e Obstetrícia,Neurofuncional, Reumatologia, Traumato-ortopédica, Respiratória/ UTI, Desporttiva e Preventiva,Neonatal/Pediatria, Terapias Manipulativas, Saúde do Trabalhador, Acumputura, Osteopatia, Quiropraxia, Algologia e Analgesia, Fisioterapia em Oncologia.

O Fisioterapeuta pode atuar em consultórios, hospitais, ambulatórios, clínicas, centros de recuperação bio-psico-social, programas de saúde pública, fisioterapia do trabalho e ergonomia, magistério superior (concursos ou seleções), auditorias técnico-profissionais, perícias judiciais, fisioterapia orofacial, home care. É importante destacar que desde 2005 o Ministério da Saúde reconhece o Fisioterapeuta como profissional integrante da Estratégia de Saúde da Família na Atenção Primária.

O Curso de Fisioterapia da FAINOR oferece uma formação generalista aos estudantes, permitindo-lhes trabalhar nas diversas áreas de atuação da fisioterapia. Atualmente o mercado de trabalho vem exigindo um profissional cada vez mais conhecedor das dinâmicas e demandas sociais e a saúde está no cerne de propagação do desenvolvimento humano aliado às novas tecnologias para uma melhor qualidade de vida da população. Desta forma o mercado de trabalho para o Fisioterapeuta vem a cada dia se ampliando e absorvendo mais profissionais, com atenção à prevenção, promoção da saúde e o tratamento das mais diversas afecções e alterações que afetam o indivíduo, trazendo conforto e melhor qualidade de vida.

Um Núcleo que já é referência de atendimento na cidade e recebe encaminhamentos de outros profissionais da região. Assim é o Núcleo de Estudos em Fisioterapia da FAINOR, que visa contribuir com o compromisso social e a valorização do usuário como ser humano, motivando os estudantes ao aprimoramento e à busca continua de novos conhecimentos.

 

O NEF proporciona aos estudantes experiência em atividades de observação e de atendimento, em práticas assistidas e estágios supervisionados nas diversas áreas da Fisioterapia, como Neurologia, Geriatria, Pediatria, entre outras. Para isso, a estrutura do núcleo é completa, desde consultórios até salas de terapia totalmente equipadas para os tratamentos, inclusive com piscina.

 

Além dos projetos de extensão vinculados à pesquisa na Faculdade, o NEF atende a mais de 200 pacientes por semana.