14 de dezembro de 2017, Vitória da Conquista - BA

“Formar profissionais voltados para o mercado de Moda,  com formação generalista e multidisciplinar,  visão empreendedora e capacidade de realização no setor,  frente as desafios da técnica e processos criativos na proposição de soluções inovadoras,  pautados na ética e responsabilidade socioambiental.”

 

Design de Moda – Saiba Tudo Sobre o Curso na Faculdade Fainor

O Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda tem como objetivo qualificar profissionais com visão analítica e crítica para exercerem a função de Designer de Moda nas áreas de Criação de desenvolvimento de produtos, gestão e coordenação em toda cadeia de Negócios que integra o setor de Moda, buscando o profissionalismo com base em pesquisa, atualização e,  especialmente, com visão empreendedora, para a Região Sudoeste.

O curso tem como objetivo preparar profissionais qualificados para atuar em áreas de criação e desenvolvimento de produtos, gestão e coordenação em toda a cadeia de negócios que integra o setor de Moda. A formação deste profissional é nova e polivalente devendo atuar com segurança e responsabilidade no segmento, buscando o profissionalismo com base em pesquisa, atualização e, especialmente, em visão empreendedora para região Sudoeste.

O profissional formado em Design de Moda pela FAINOR deve desenvolver habilidades de gestão e operacionais nas respectivas áreas de pesquisa, criação e desenvolvimento de produto, comercialização e promoção, por meio de uma visão empreendedora, especialmente para o aproveitamento de matéria prima da região que potencializa a identidade amazônica como fator preponderante.

O curso tem por objetivo formar profissionais habilitados a exercer a função de designer da moda junto ao setor têxtil e de confecção, com as habilidades de gestão do processo produtivo da moda para atender as expectativas das empresas do setor.

 


Coordenadora do curso de Design de Moda da FAINOR:
Dileide Matos Nascimento Tigre

Telefone do Colegiado de Design de Moda:
(77) 3161-1002

E-mail Institucional:
design@fainor.com.br

A profissão de Design de Moda é a arte de criar e comercializar peças do vestuário e acessórios, seguindo estilos e tendências. O profissional de moda desenha roupas e produtos, como jóias, cintos e calçados, e, também, define estilos e modelagens. Analisa tendências de comportamento para desenvolver coleções adaptadas ao gosto do público-alvo, além de promover a própria comercialização dos artigos. Responsabiliza-se pela aquisição de matérias-primas e desenha estampas para as indústrias têxteis ou modelos de confecções. Como gestor, pode pesquisar o mercado consumidor, estabelecer estratégias de marketing, visando campanhas de lançamento de produtos, sem deixar de lado o estímulo às vendas. Está habilitado também a trabalhar no departamento de compras de grandes magazines. Pode, ainda, prestar assessoria de moda para pessoas ou para grandes lojas. Neste caso, define a disposição dos produtos nas vitrines e escolhe as coleções a serem compradas.

A intensificação da globalização e o acirramento da concorrência dos mercados globais têm exigido organizações mais dinâmicas, capazes de se adequarem às constantes mudanças dos mercados. Este novo cenário demanda de profissionais com domínio para realizar com competência atividades nas áreas de criação e desenvolvimento de produtos, gestão e coordenação em toda a cadeia de negócios que integra o setor de Moda, conforme explícito na missão do Curso Superior de Tecnologia em Moda.

Vitória da Conquista possui uma sólida tradição na prestação de serviços e grande destaque na agricultura, no comércio e na área de saúde; apresenta uma crescente oferta no ensino superior e de cursos técnicos, exigindo do profissional de Design de Moda um apoio na articulação do debate e da reflexão sobre possíveis alternativas para o desenvolvimento regional.

Com essa vocação evidenciada no Município, observa-se que os tecnólogos em Design de Moda possuem uma gama de opções de atuação, tanto na área privada quanto na pública. Entre as inúmeras oportunidades destaca-se: confecção de moda; indústria de aviamentos e acessórios, empresas de varejo de moda; fiações, tecelagens, malharias, estamparias de moda; empresas de assessoria e produção de moda; empresas de comunicação de moda.