20 de julho de 2018, Vitória da Conquista - BA

Formar e aperfeiçoar profissionais Tecnólogos em Estética e Cosmética a partir de uma perspectiva holística de forma a atender às necessidades de promoção, prevenção recuperação da saúde e bem-estar, através da excelência do ensino, pesquisa e atividades de extensão.

O curso tem como objetivo formar Tecnólogos em Estética e Cosmética para atuarem nas áreas da saúde e beleza, visando uma melhor qualidade de vida à sociedade e capazes de exercer suas atividades nas diversas áreas de atuação de forma competente e segura, preparando-o ainda para a formação integral e exercício consciente da cidadania. Tudo isso norteado pela ética, compromisso e responsabilidades sociais, de acordo com normas e legislação vigentes.

Planejar e executar ações de coordenação, supervisão e avaliação das atividades da saúde e bem-estar;
Fornecer noções de relações humanas e ética profissional;
Habilitar o profissional para realizar treinamentos e capacitação na área de Estética e Cosmética;
Atuar junto a cirurgiões plásticos e dermatologistas no pré e pós-operatório de cirurgias estéticas.

O Curso Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética pretende alcançar a formação de profissionais com conhecimentos na área de Ciência da Saúde e Beleza, de forma a habilitá-los ao manejo com situações relacionadas à intervenção estética com fins que ultrapassam o lado somático, levando ao bem-estar psíquico através da aceitação da nova imagem pessoal. Ocupa o Curso, desse modo, uma lacuna existente no campo de atuação dos profissionais que pretende formar ou aperfeiçoar, colaborando para a capacitação de profissionais na área de saúde e beleza de forma a maximizar a utilização dos recursos necessários ao bem-estar.

MARCIA

Coordenador do curso de Estética e Cosmética da FAINOR:
Marcia Meira

Telefone do Colegiado de Estética e Cosmética:
(77) 3161-1002

E-mail Institucional:
estetica@fainor.com.br

O profissional da estética e cosmética é um especialista nos cuidados das afecções cutâneas e couro cabeludo, visando a manutenção da saúde, beleza e bem estar. Por meio do uso de cosméticos e aparelhos de alta tecnologia, promove o melhoramento do aspecto da pele. Com conhecimentos anatômicos do corpo humano, realiza massagens, como drenagem linfática e modeladora, a fim de amenizar celulite, gordura localizada e outras causas que tiram a harmonia do contorno corporal. Pode ainda fazer uso de massagens e terapias alternativas, como do-in, shiatsu, fitoterapia, cromoterapia e aromaterapia. Realiza também limpeza facial, depilação, hidratação e maquiagem definitiva. No consultório, atua em parceria com o dermatologista ou o cirurgião plástico, tanto em tratamentos preventivos quanto em acompanhamento pós-cirúrgico. Tem capacidade para apontar os problemas de pele e encaminhar o paciente ao médico especialista.

A intensificação da globalização e o acirramento da concorrência dos mercados globais têm exigido organizações mais dinâmicas, capazes de se adequarem às constantes mudanças dos mercados. Este novo cenário demanda de profissionais aptos a atuar na aplicação adequada de técnicas e terapias voltadas ao segmento da estética, visagismo e cosmética, com capacidade para desempenhar estudos de novas tendências e melhor aplicabilidade de produtos e processos terapêuticos, conforme explícito na missão do Curso Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética.

Vitória da Conquista possui uma sólida tradição na prestação de serviços e grande destaque na agricultura, no comércio e na área de saúde; apresenta uma crescente oferta no ensino superior e de cursos técnicos, exigindo do profissional de Estética e Cosmética um apoio na articulação do debate e da reflexão sobre possíveis alternativas para o desenvolvimento regional.

Com essa vocação evidenciada no Município, observa-se que os tecnólogos em Estética e Cosmética possuem uma gama de opções de atuação, tanto na área privada quanto na pública. Entre as inúmeras oportunidades destaca-se: atendimento domiciliar ou, então, spas, clínicas estéticas, salões de beleza, consultórios, hospitais, academias de ginástica, hotéis.

Trabalhar a saúde das pessoas, como foco no bem-estar. Essa é a filosofia dos atendimentos realizados pelo Núcleo de Estudos em Estética e Cosmética da FAINOR. São, em média, 160 pessoas atendidas por semana, em procedimentos realizados por estudantes do terceiro ao sétimo semestre do curso, sempre orientados por preceptores de estágio.

 

O Núcleo de Práticas em Estética e Cosmética da Fainor é um espaço amplo e moderno com salas equipadas e preparadas para atender aos discentes e público em geral.

 

Todos os estagiários que atendem no Núcleo já passaram pelas disciplinas práticas e estão aptos para, além de atender, oferecer orientação ao público. Os procedimentos, oferecidos a funcionários e alunos da FAINOR, pertencem a três grandes eixos: massoterapia, estética corporal e estética facial. Dentro desses campos, os tratamentos são diversos e aplicados sempre com o objetivo de melhorar a saúde e a auto-estima, por meio de, entre outros aspectos, a beleza.

 

No Núcleo são aplicadas técnicas voltadas para a estética facial e corporal, terapia capilar, massoterapia, drenagem linfática, tratamentos alternativos em spas, procedimentos estéticos pós-queimadura, tratamentos estéticos pré e pós-operatório, design de sobrancelhas, aromoterapia, cromoterapia, técnicas de reflexologia, entre outros.