20 de maio de 2019, Vitória da Conquista - BA
15 mar2019

Estudantes FAINOR vencem II Concurso de Ideias de Arquitetura

por Ascom

Concurso foi realizado na cidade de Ilhéus

Rafael Lamary Silva Santos e Sumaia dos Santos Rocha, estudantes do nono semestre do curso de Arquitetura da FAINOR, são os vencedores do II Concurso de Ideias de Arquitetura e Urbanismo VivaAcidade. Promovido pelo Instituto Nossa Ilhéus, o concurso teve como objetivo premiar a melhor proposta de intervenção urbana do entorno da Central de Abastecimento de Ilhéus, com foco na melhoria da acessibilidade e mobilidade na área.

 

A comissão julgadora do Concurso avaliou os trabalhos de acordo com critérios como atendimento ao programa; originalidade, qualidade gráfica e inovação; contribuição para a melhoria da acessibilidade e mobilidade urbana no local, e inserção urbana e integração com o entorno.

 

Além da acessibilidade e da mobilidade, uma das preocupações dos estudantes da FAINOR em relação à Central de Abastecimento de Ilhéus foi colocar no projeto uma forma de fazer com que a cidade seja apreciada nos mais diversos aspectos. Assim, planejaram a melhoria de todo o entorno da Central.

 

“A principal ideia foi dar aos pedestres o protagonismo que até então estava com os carros nos estacionamentos lotados, que eram como barreiras olímpicas que os cliente tinham que enfrentar. Com a realocação das vagas dos automóvel para o antigo espaço ocupado pelo córrego, o entorno da Central de Abastecimento ficou livre para vida urbana e a cobertura que envolve o prédio surgiu para melhorar o conforto e a qualidade da experiência, digno de quem gosta de ir feira”, explica Rafael Lamary.

 

Essa é a segunda vez que o estudante Rafael Lamary vence o ‘VivaAcidade’. A primeira edição do concurso ocorreu na Semana da Mobilidade de Ilhéus, em setembro de 2017, quando o estudante fez um projeto pensado não apenas para turistas, mas também para os moradores da cidade.

 

O II Concurso de Ideias de Arquitetura e Urbanismo ‘VivaAcidade’ é uma ação do projeto “MobCidades – Mobilidade, Orçamento e Direito à Cidade”, financiado pela União Europeia e sob coordenação nacional da organização não-governamental Instituto de Estudos Socioeconômicos – Inesc.

 

Os ganhadores do Concurso serão premiados com duas diárias em quarto duplo para duas pessoas, com todas as despesas pagas, num conhecido resort na região turística conhecida como Costa do Cacau.

 

Compartilhe

Arquivos

Clique abaixo e acesse notícias anteriores.