Professor FAINOR tem artigo aceito em revista da Nature
23 de janeiro de 2020, Vitória da Conquista - BA
26 dez2019

Professor FAINOR tem artigo aceito em revista da Nature

por Ascom

Grupo editorial é um dos mais importantes do mundo

Professor Cleberson em atividade do grupo de pesquisaO professor Cleberson Rodrigues Alves, dos cursos de Engenharia e Saúde da FAINOR, acaba de ter artigo aceito para publicação na revista Scientific Reports do grupo editorial Nature Research, um dos mais importantes do mundo. Com o título “Sorting of spatially incoherent optical vortex modes”, o trabalho apresenta resultados de codificação de informações para comunicações ópticas.

 

A pesquisa foi desenvolvida em colaboração com pesquisadores do Grupo de Óptica e Nanoscopia – GON – do Programa de Pós-Graduação em Física da Universidade Federal de Alagoas – Ufal. Além do professor Cleberson, o trabalho contou com autoria dos professores Eduardo Fonseca e Alcenísio Jesus-Silva, além dos estudantes de doutorado Daniel Bezerra e João Paulo Amaral.

 

“O trabalho apresenta um novo método de codificação de informações para comunicações ópticas, usando estados de vórtices ópticos espacialmente incoerentes. Além da grande quantidade de informações que pode ser codificada, o uso destes vórtices possibilita maior segurança dos dados transmitidos, já que são mais robustos quando propagados em espaço livre, podendo, inclusive, ter a informação recuperada mesmo quando transmitida em atmosfera turbulenta na presença de obstáculos”, explica o professor Cleberson Rodrigues Alves.

 

Além de resultados teóricos, a pesquisa também apresenta resultados experimentais obtidos no Laboratório de Óptica Quântica do GON. “A publicação de importantes resultados de pesquisa em periódicos de grande impacto na comunidade científica mundial só acontece com apoio de programas que valorizam a ciência. A nossa publicação foi custeada pela taxa de bancada disponibilizada pelo Programa de Bolsas de Produtividade em Pesquisa da FAINOR. Sem esse suporte financeiro seria impossível a publicação em periódico tão renomado”, completa o professor.

 

Novos resultados devem continuar sendo publicados nos próximos meses em colaboração com pesquisadores externos, internos e alunos da Iniciação Científica. O trabalho aceito na Scientific Reports – Nature estará disponível nos próximos dias na página https://www.nature.com/srep.

 

Além de pesquisas voltadas à aplicação de vórtices em comunicações ópticas, o professor Cleberson Alves também desenvolve estudos sobre aplicação do espalhamento da luz, nos quais analisa microatividades de materiais. Os trabalhos experimentais desta linha são desenvolvidos no Laboratório de Óptica Aplicada da FAINOR, com participação de alunos dos cursos de Engenharia Civil e de Farmácia.

Compartilhe