Fisioterapia de Prematuros atende famílias por videochamada - FAINOR - Faculdade Independente do Nordeste
08 de abril de 2020, Vitória da Conquista - BA
20 mar2020

Fisioterapia de Prematuros atende famílias por videochamada

por Ascom

Projeto da FAINOR acompanha desenvolvimento motor dos bebês

Cartaz com foto de pés de bebêO acompanhamento do desenvolvimento motor de recém-nascidos não pode parar, mesmo em tempos de quarentena. Por isso, o Projeto Follow Up, da FAINOR, que oferece fisioterapia para prematuros, está promovendo o atendimento às famílias por videochamadas agendadas.

 

Normalmente, a avaliação do chamado “desenvolvimento motor grosso” dos prematuros e a fisioterapia para estimulação precoce são realizadas presencialmente todas as quartas-feiras, no Núcleo de Fisioterapia da FAINOR. Na próxima quarta, 25, as professoras Laisla Dutra e Isnanda Tarciara estarão disponíveis para orientar as famílias pelo whatsapp, com instruções em vídeo.

 

“Vamos conversar com as mães via vídeo, saber o que as crianças estão fazendo de habilidade motora, explicar qual o próximo passo do desenvolvimento e como o estímulo pode ser feito em casa”, explica a professora Laisla Dutra.

 

Follow Up

São considerados prematuros os bebês que nascem com idade gestacional menor que 37 semanas, que normalmente precisam de cuidados intensivos após o nascimento. O curso de Fisioterapia da FAINOR atende prematuros do município após alta das UTIs e os acompanha até 1 ano e 6 meses de vida, por meio do projeto de Extensão Follow Up. 

 

O curso ainda desenvolve um projeto de pesquisa com uma escala de avaliação motora dos bebês prematuros que é considerado padrão ouro para identificar possíveis atrasos de desenvolvimento motor.

Compartilhe