Grupo de pesquisa da FAINOR publica artigo em revista do México - FAINOR - Faculdade Independente do Nordeste
06 de agosto de 2020, Vitória da Conquista - BA
30 jun2020

Grupo de pesquisa da FAINOR publica artigo em revista do México

por Ascom

Artigo trata de estratégias no enfrentamento da pandemia do Covid-19

Fruto de trabalhos realizados pelo Grupo de Pesquisa em Direito Constitucional Contemporâneo, da FAINOR, o artigo “El Estado Constitucional Solidario y la pandemia de COVID-19: breves lineamientos” acaba de ser publicado pela revista digital Estado Constitucional y Emergencia Sanitaria, organizada pela Red Internacional de Estudios Constitucionales. A rede faz parte da Comissão de Direitos Humanos do México.

 

Leia a publicação na íntegra (em espanhol)

 

O grupo de pesquisa, liderado pelo professor doutor Valdir Ferreira de Oliveira Junior, conta com estudantes e técnicos da FAINOR. O artigo tem coautoria do professor Ricardo Maurício Freire Soares, da Ufba. “O texto produzido resgata nossa tese desenvolvida no programa de doutorado sobre o Estado Constitucional Solidarista, estabelecendo uma estratégia de intervenção no enfrentamento da pandemia do Covid-19”, explica o professor Valdir Junior.

 

A Red Internacional de Estudios Constitucionales integra juristas de vários países, que realizam pesquisas na área do Direito Constitucional. “Foi uma excelente oportunidade de divulgar os resultados das pesquisas que realizamos com o apoio da FAINOR no nosso grupo de pesquisa”, acrescenta o professor Valdir Junior. Os alunos integrantes do Grupo de Pesquisa em Direito Constitucional Contemporâneo já tiveram trabalhos publicados em outros eventos científicos nacionais.

 

O artigo destaca, entre outros pontos, que o exercício de uma cidadania solidária é um dos pilares éticos e políticos para prevenção e enfrentamento das trágicas consequências da pandemia causada pelo coronavírus, permitindo a construção de uma rede fraterna de esforços em favor da promoção dos direitos fundamentais dos cidadãos.

Compartilhe