23 de agosto de 2017, Vitória da Conquista - BA

OBJETIVO E ABRANGÊNCIA

Como parte da missão institucional da Fainor, o Núcleo de Estágio tem ênfase na fixação da aprendizagem, no conhecimento, na pesquisa, pós-graduação e na extensão. O intuito é o de preparar cidadãos com formação humanística, ética e responsabilidades profissionais e sociais, a fim de possibilitar sua participação crítica e efetiva na construção da cultura e da sociedade brasileira.

O Núcleo de Estágio, à disposição da comunidade acadêmica, congrega a gestão e a supervisão de todo estágio – obrigatório e não obrigatório – e abrange todos os cursos de graduação da Fainor.

ATUAÇÃO

O Núcleo de Estágio dos cursos de graduação da Fainor acompanha a prática do Estágio Curricular Supervisionado (obrigatório e não obrigatório), por meio de uma sistemática que permita a organização, orientação, supervisão e avaliação do discente, durante o processo de estágio.

É, também, função do Núcleo de Estágio captar novas oportunidades no mercado de trabalho, solucionando questões apresentadas pelos alunos ou unidades concedentes. Isso, além de buscar parcerias com Instituições públicas, privadas e do terceiro setor, para oferecer oportunidades de estágio que contribuam, efetivamente, para a formação profissional, atendendo a toda legislação pertinente, tornando-se, assim, um centro de referência para os alunos e para as instituições parceiras, num compromisso contínuo com o ensino de qualidade. Isto se expressa no número de alunos e ex-alunos talentosos inseridos nas organizações, e no interesse crescente de organizações públicas, privadas e do terceiro setor em se tornarem parceiras no processo de formação profissional.

COMPOSIÇÃO

O Núcleo é composto por colaboradores e professores/orientadores, que acompanham todas as etapas do processo de estágio, como entrega dos documentos, acompanhamento e visitas nos campos de estágio.

FUNDAMENTAÇÃO LEGAL

A fundamentação legal do Núcleo de Estágio da Fainor está amparada na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB e nas Leis N° 6.494 de 07 de dezembro de 1977 e N° 11.788 de 25 de setembro de 2008 e no Decreto-Lei N° 87.497, publicada em 18 de agosto de 1982, na Lei 11. 788, publicada em 25 de setembro de 2008, nos Manuais de Estágio de cada colegiado de Curso, bem como o Regulamento Institucional de Estágio Curricular Supervisionado da Fainor.

Horário de atendimento:

Segunda a sexta: 8h às 21h30

Sábado: 8h às 12h

Contato: (77) 3161-1063

Equipe:

Coordenação do núcleo: Salmo Lima Costa

Supervisão de Estágio: Valquíria Gomes, Rosimara de Jesus Andrade Caitité e Adna Gorette Ferreira Andrade.

O Núcleo de Estagio tem a função de captar novas oportunidades no mercado de trabalho, supervisionar e avaliar o processo de estágio, solucionar questões apresentadas pelos alunos ou unidades concedentes.

O eixo comum que fundamenta a integração das Faculdades no processo de gestão de estágio é a Lei. 6.494/77, regulamentada pelo Decreto 87.497/82, respeitadas as legislações específicas, o Projeto Pedagógico e os Manuais de cada curso, bem como o Regulamento Institucional de Estágio Curricular Supervisionado da Fainor.

O Núcleo de Estágio conta com uma infra-estrutura pedagógica, administrativa e jurídica que possibilita o acompanhamento de todas as etapas do processo de estágio. Autoriza, formaliza e acompanha o processo de estágio por meio de documentos próprios,   relatórios,  atendimentos e visitas aos campos de estágio. Promove a integração entre os alunos e o mercado de trabalho, por meio da inserção dos mesmos nos campos de Estágio, proporcionando: formação profissional, aprendizado e experiência.

O objetivo do Núcleo de Estágio é tornar-se um centro de referência para os alunos e para o mercado de trabalho, num compromisso contínuo com o ensino de qualidade. Isto se expressa no número de alunos e ex-alunos talentosos inseridos no mercado anualmente, e no interesse crescente de organizações públicas, privadas e do terceiro setor em se tornarem parceiras no processo de formação profissional.