Linhas de Pesquisa - FAINOR - Faculdade Independente do Nordeste
06 de agosto de 2020, Vitória da Conquista - BA

1. Linhas de Pesquisas Institucionais

Atentos aos projetos pedagógicos curriculares dos cursos já existentes na Fainor e ao entendimento da necessidade de criação de leques mais largos de possibilidades futuras da consolidação da linhas e grupos de pesquisa, foram definidas as seguintes áreas de concentração prioritárias:

1.1 Área de Ciências Humanas e Sociais

A área objetiva o desenvolvimento de estudos e pesquisas sobre as instituições sociais, as relações dinâmicas dos seres humanos e seu meio social, ambiental, espiritual, cultural, econômico, político, tecnológico e jurídico.

1.1.1 Linha: Gestão Democrática e aprendizagem nas organizações

Estudos sobre estratégias e modelos de gestão democrática; gestão estratégica da informação; gestão econômica; conhecimento organizacional e a gestão de processos de aprendizagem; gestão estratégica de pessoas; aprendizagem organizacional; o mundo do trabalho e a sociedade; culturas, políticas e práticas em organizações que aprendem; desenho organizacional e aprendizagem; aprendizagem em rede; indicadores de aprendizagem em processos contínuos de desenvolvimento organizacional e profissional; ética nas organizações; estudos do patrimônio das entidades, os fatos e atos e suas consequências na dinâmica financeira.

1.1.2 Linha: Educação, Direito, Políticas públicas e desenvolvimento social

Estudos sobre a análise dos processos políticos e sociais, em particular na região Nordeste do Brasil, perpassando os eixos de educação, etnias, expressões culturais, trabalho, relações políticas e de poder, governos, direitos humanos, desenvolvimento humano, gestão, intersubjetividade e inclusão social, buscando compreender relações com fatores que contribuem para o desenvolvimento social. Analisa também os processos de formulação, implementação e avaliação de políticas públicas, a partir de uma perspectiva interdisciplinar. Estuda as relações sociais na medida em que repercutem no Direito e na medida em que o Direito nelas repercute.

1.2 Área de Saúde

A área objetiva o desenvolvimento de estudos e pesquisas, preferencialmente, de base clínica em saúde, focadas em seus campos de saber: Odontologia; Farmácia; Enfermagem e Fisioterapia. Devem contribuir para a qualificação das ações de avaliação, intervenção e conhecimento dos processos saúde/doença que permitam envolver diferentes sistemas ao longo do ciclo da vida. A ênfase pretende incrementar o atendimento da demanda profissional dos setores públicos e privados na região Sudoeste e demais localidades do Estado da Bahia.

1.2.1 Linha: Planejamento e gestão em Políticas Públicas de promoção à saúde

Desenvolver estudos sobre os processos de planejamento, implementação e avaliação de políticas e programas de saúde; modelos de atenção e gestão de serviços de saúde e estratégias de intervenção.

1.2.2 Linha: Promoção da saúde, diagnóstico, prevenção e controle de doenças

Pesquisas com enfoque interdisciplinar na atenção primária à saúde. Saúde da criança, do adolescente, da mulher, do idoso, do homem. Segurança alimentar e nutricional sustentável. Hábitos de vida, doenças crônico-degenerativas, diabetes, hipertensão, obesidade, DSTs e Aids. Além de diagnóstico, prevenção e controle de doenças endêmicas e epidêmicas.

1.2.3 Linha: Bioquímica Básica, Farmacêutica e Toxicológica

Esta linha de pesquisa tem como objetivo geral investigar os efeitos bioquímicos, farmacológicos e toxicológicos de diversos agentes naturais provenientes de extratos brutos e de frações isoladas de plantas medicinais e venenos animais, bem como de compostos sintéticos, a fim de determinar o mecanismo de ação dos mesmos nos sistemas biológicos e de estabelecer a margem de segurança para um provável uso terapêutico.

1.3 Área de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Tecnologias

A área objetiva estudos e pesquisas sobre inovação e sustentabilidade, de uma forma geral, bem como o desenvolvimento de soluções aplicáveis aos campos da Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica e Engenharia da Computação e Arquitetura e Urbanismo nos contextos local, regional e nacional.

1.3.1 Linha: Sistemas, Tecnologias, Arquitetura e Urbanismo e engenharias na melhoraria da efetividade nas organizações públicas e privadas

Estudos e pesquisas para avaliação e proposição de soluções baseadas em modelos teóricos consolidados nos campos do saber das engenharias, da Arquitetura e Urbanismo, das tecnologias e dos sistemas computacionais para melhorar a efetividade de organizações públicas e privadas, especialmente aquelas que se destinam ao mercado; planejamento e estratégias de inovação tecnológica, com foco na colaboração, produtividade e competitividade das organizações; soluções de produtos e ferramentas para sistemas de gestão; produção arquitetônica com ênfase em estruturas e nas formas do espaço humanizado nas suas diversas escalas, promovendo o conhecimento científico dos processos de permanência e mudança do ambiente construído.

1.3.2 Linha: Processamento da Informação e Energia

Pesquisas relacionadas com o sensoriamento, medição, transformação, transmissão e processamento nas formas contínua e discreta de grandezas físicas e variáveis numéricas, envolvendo baixas e altas concentrações de energia, bem como altas ou baixas frequências.