19 de outubro de 2017, Vitória da Conquista - BA

 

Vitória da Conquista é uma das maiores cidades do Nordeste brasileiro, se configurando, assim, num grande centro convergente do estado baiano. Podemos considerar que uma grande parcela deste contingente populacional encontra-se socialmente ativa e participante.

Conquista é um pólo numa região que abrange mais de um milhão de habitantes. O setor que mais cresce no município é a prestação de serviços, com destaque para as áreas de saúde e de educação.

A cidade possui como sua característica singular as baixas temperaturas e a alta altitude (mais de 1.000m acima do nível do mar). Apesar de se situar na região Nordeste, Conquista apresenta temperaturas médias de 13ºC no inverno (cf. www.br.weather.com), chegando a registrar 7° e 8°C nas madrugadas mais frias.

Economia

Destaca-se o setor de serviços, responsável por mais de 70% do PIB do município. O município tem um comércio forte e dinâmico, além de instituições de ensino e de saúde de alto nível. A construção civil e o turismo de negócios são outros vetores de crescimento.

População

Mais de 300.000 habitantes

Distância de Salvador

510 km

Altitude

Mais de 900 m

Vegetações

Mata atlântica e caatinga

Relevo

Planalto