Amor e Cidadania: Casal Legal celebra a união de 28 casais na FAINOR
21 de setembro de 2024A manhã ensolarada deste sábado, 21, embelezou ainda mais a celebração do amor. Na 15ª edição do Casal Legal, o casamento coletivo promovido pela FAINOR em parceria com a Vara da Família de Vitória da Conquista, 28 casais disseram o tão esperado “sim”.
Com uma cerimônia cheia de música, flores, felicidade e cidadania, o Casal Legal ajudou, mais uma vez, a regularizar a situação civil de pessoas que convivem em união estável ou que desejam se casar. É o caso dos noivos Maria Pereira e Cícero Oliveira. Juntos há 10 anos, o casal soube do projeto promovido pela FAINOR por meio de uma amiga.
“Sempre quisemos participar. Moramos juntos há 8 anos, vimos a oportunidade e fizemos a inscrição”, conta Maria. Para Cícero, participar do casamento coletivo foi muito importante para o casal. “Estamos muito felizes, agradecemos muito a Fainor e a todos os envolvidos na ação”, completa Cícero.
A cerimônia recebeu familiares, amigos, autoridades do município e a comunidade acadêmica da FAINOR. Estudantes do curso de Direito, professores e muitos outros funcionários estiveram trabalhando na realização do casamento coletivo há meses. A dedicação teve um objetivo: realizar da melhor forma possível o sonho de todos esses casais.
Para os estudantes envolvidos, a experiência fica registrada. “Foi bem proveitoso. Gostei bastante de ter o contato, de ver como funciona o casamento. A gente conseguiu ter um aproveitamento muito bom e isso vai refletir positivamente na minha formação”, avalia a estudante do curso de Direito, Mariana Brandão.
O juiz titular da 1ª Vara de Família, Cláudio Daltro, destacou o evento como uma representação da pacificação e união das famílias. “O Casal Legal já faz parte da nossa tradição e isso é muito importante. O Tribunal de Justiça e suas Varas de Família, da Comarca de Vitória da Conquista, estão sempre presentes nessa parceria, dando todo apoio e amparo”, afirma.
“Para a família FAINOR essa celebração é muito mais do que uma ação social. Ela é a academia participando efetivamente da consolidação das famílias que, em nome do amor, hoje se legalizam perante o Tribunal. Para o curso de Direito esse momento é muito importante pois temos os nossos discentes envolvidos nessa etapa importante da sociedade,” destaca o diretor-presidente da FAINOR, professor Ítalo Brito.
A regularização jurídica das famílias, que é o que o Casal Legal proporciona, confere inclusão social, fortalecimento das organizações comunitárias e até assistência judiciária à população. Nesta história, mais de 1 mil casais já participaram da celebração. Eles passam pelo processo de inscrição, entrega e habilitação dos documentos, até chegar o grande dia da cerimônia e do recebimento da certidão. Tudo de forma gratuita, para atender à população hipossuficiente.
Quem não conseguiu participar desta edição precisa ficar atento ao site e redes sociais da FAINOR: assim que as inscrições para o Casal Legal do ano que vem forem abertas, a comunicação será feita nestes canais oficiais.