Arquitetura: Troca de conhecimento, debates e desafios reais
6 de setembro de 2024Professor da FAINOR e membro do Conselho de Arquitetura e Urbanismo da Bahia fala sobre ética, qualidade profissional e diversidade de pensamentos na Arquitetura
O curso de Arquitetura da FAINOR conta com um professor que é membro do Conselho de Arquitetura e Urbanismo da Bahia. Na verdade, dois. Mas enquanto o coordenador do curso, professor Edilson Filho, é suplente, o professor Thiago Pedroso é membro efetivo. Estas participações favorecem discussões relevantes com os estudantes do curso, futuros profissionais da área.
Como membro do conselho, os professores contribuem, por exemplo, para a formulação e revisão de políticas que afetam a prática da Arquitetura e Urbanismo. Essa atuação, levada à sala de aula, proporciona a troca de novas experiências, ampliando os horizontes dos futuros arquitetos. “Acredito que essa prática é inspiradora, pois ressalta a importância do envolvimento profissional e o impacto positivo que os arquitetos podem ter na sociedade”, explica o professor Thiago.
Para ser um membro do CAU, é preciso ter habilidade para lidar com opiniões divergentes, considerando que o campo da Arquitetura é caracterizado por uma grande variedade de pensamentos criativos. “Essa diversidade propicia uma rica troca de conhecimentos e debates sobre questões e desafios reais enfrentados pela profissão. Dessa forma, consigo oferecer aos nossos alunos uma formação prática e atualizada, que busca o aperfeiçoamento dentro de um contexto nacional”, adianta. Isso faz toda a diferença na formação do estudante.
“De maneira geral, promovemos a ética e a qualidade profissional na área, resultando em benefícios para a sociedade, ao fomentar a excelência, o profissionalismo e o comprometimento dos arquitetos e urbanistas”, reflete o professor, em relação à atuação do CAU. A qualidade e a ética profissional, aliás, são imprescindíveis na carreira de arquitetos e urbanistas – assim como em outras profissões – pois impactam diretamente na vida das pessoas e da sociedade.
Athis
Tendo participado recentemente do evento nacional sobre habitação popular e Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social – Athis, o professor Pedroso acaba de retornar para, mais uma vez, incentivar a discussão na sala de aula da FAINOR.
“O Athis é uma oportunidade valiosa para discutir soluções para questões de habitação popular, além de planejamento urbano. O benefício dessas discussões não se limita apenas à população de baixa renda, mas visa reduzir a disparidade social e melhorar a qualidade de vida geral. Como arquiteto comprometido com causas sociais, pretendo aprofundar-me no tema e, eventualmente, produzir conteúdos de relevância nacional”, completa.
O curso de Arquitetura e Urbanismo da FAINOR incentiva desde cedo a participação dos estudantes nas discussões das questões sociais, assim como a inscrição em eventos, concursos e outras atividades que despertem a visão do macro cenário da profissão. Esta vocação para a transformação social está associada à bagagem cultural e de conhecimento teórico que o curso oferece e à atuação prática intensa a que os alunos são apresentados desde os primeiros semestres.
Para fazer parte de toda essa efervescência construtiva, o ingresso na Fainor pode ser feito por meio do vestibular – online e gratuito -, da nota do Enem – de 2010 em diante -, por transferência externa ou como uma segunda graduação. Todas as modalidades contam com políticas de desconto e a inscrição pode ser feita aqui.