Oncologia e cuidados paliativos: Especialização é diferencial na carreira
19 de novembro de 2024A Organização Mundial da Saúde (OMS) define cuidados paliativos como a atenção que busca melhorar a qualidade de vida da pessoa e dos familiares diante de uma doença que ameace a vida. E, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer – Inca – as doenças oncológicas representam a segunda causa de óbito por doença bem definida, sendo superado apenas pelas cardiovasculares.
De modo geral, estudos indicam que os serviços no Brasil ainda não estão preparados para ofertar uma assistência que garanta bons índices de qualidade de morte, diante da impossibilidade de cura da doença. É um tipo de atendimento que precisa oferecer prevenção e alívio do sofrimento e da dor, além de outros problemas físicos, sociais e psicológicos – os chamados cuidados paliativos.
Portanto, este é um ramo de trabalho que tende a crescer – e precisa disso. O prolongamento da vida cuja qualidade diminui, e o isolamento no ambiente hospitalar são fatores que comprometem a dignidade da pessoa. Os cuidados paliativos, assim, devem ser tratados como uma necessidade imperiosa, em defesa da sociedade.
O papel do profissional
Neste cenário, a atuação consistente do profissional de Saúde é imprescindível. Depois de uma graduação sólida, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, médicos e outros profissionais da área podem construir suas carreiras na área da oncologia e cuidados paliativos partindo de uma especialização que os prepare consistentemente para esse nicho de mercado.
A pós-graduação em Oncologia, Cuidados Paliativos e Atenção Domiciliar da FAINOR oferece o desenvolvimento de competências aprimoradas, para que o profissional proporcione cuidado de excelência, integrado e humanizado, abordando não apenas aspectos biológicos do câncer, mas também a dimensão psicossocial ao longo da progressão da doença.
Os profissionais especialistas formados pela FAINOR são capacitados a lidar com os desafios complexos e multifatoriais impostos pelo tratamento oncológico, suprindo uma demanda crescente de atuação junto a esses pacientes. A turma da especialização está com vagas abertas e as matrículas podem ser feitas aqui. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 77 3161 1025.