Psicologia - FAINOR - Faculdade Independente do Nordeste
30 de novembro de 2021, Vitória da Conquista - BA

Formar profissionais generalistas com sólida formação técnica, científica, humanística e ética, orientada para a promoção da saúde psicológica e psicossocial, em nível individual e coletivo, consciente da sua responsabilidade social em todos os níveis.

 

Visão

Alcançar a excelência na formação de profissionais de Psicologia, capazes de exercer a profissão de forma empreendedora e ética nos diferentes contextos socioeconômicos.

 

MATRÍCULAS ABERTAS
Crédito Educativo FAINOR: 77 99803-0401

Geral FAINOR: 77 99998-7538

A formação em Psicologia tem por objetivo geral dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes competências e habilidades gerais:

 

I. Atenção à saúde: os profissionais devem estar aptos a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde psicológica e psicossocial, tanto em nível individual quanto coletivo, bem como a realizar seus serviços dentro dos mais altos padrões de qualidade e dos princípios da ética/bioética;

 

II. Tomada de decisões: o trabalho dos profissionais deve estar fundamentado na capacidade de avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas, baseadas em evidências científicas;

 

III. Comunicação: os profissionais devem ser acessíveis e devem manter os princípios éticos no uso das informações a eles confiadas, na interação com outros profissionais de saúde e o público em geral;

 

IV. Liderança: no trabalho em equipe multiprofissional, os profissionais deverão estar aptos a assumirem posições de liderança, sempre tendo em vista o bem-estar da comunidade;

 

V. Administração e gerenciamento: os profissionais devem estar aptos a tomar iniciativas, fazer o gerenciamento e a administração da força de trabalho, dos recursos físicos e materiais e de informação, da mesma forma que devem estar aptos a serem empreendedores, gestores, empregadores ou líderes nas equipes de trabalho;

 

VI. Educação permanente: os profissionais devem ser capazes de aprender continuamente, tanto na sua formação, quanto na sua prática, e de ter responsabilidade e compromisso com a sua educação e o treinamento das futuras gerações de profissionais, estimulando e desenvolvendo a mobilidade acadêmica e profissional, a formação e a cooperação através de redes nacionais e internacionais.

O curso de Psicologia da FAINOR se predispõe à formação de profissionais bacharéis cientes do seu papel como cidadãos, preocupados em aproximar a sua atuação das reais necessidades da população, visando atender as necessidades da Região Sudoeste e do Estado da Bahia.

 

A formação do psicólogo deve, acima de tudo, buscar agregar conhecimento no campo dos direitos humanos e das políticas sociais, cujos efeitos poderão se materializar em indicadores sociais e econômicos de nossa sociedade. Com o objetivo de contribuir para o enfrentamento das injustiças, o curso forma profissionais através da construção de conhecimento e de tecnologias sociais apropriadas para atuar nesse contexto.

 

O curso propõe duas ênfases: “Psicologia, Processos de Prevenção e Promoção da Saúde e Vulnerabilidade Social”, com o foco de atuação em Saúde Pública e Direitos Humanos – possibilitando um engajamento no acompanhamento da população em situação de risco e vulnerabilidade social; e “Psicologia, Processos Clínicos e Grupais”, que ultrapassar a ideia de atuação da Psicologia Clínica voltada apenas para classes econômicas mais abastadas. Com isso, oferece um modelo de Clínica Ampliada para atender populações que, até então, possuem dificuldades de acesso à terapêutica.

 

O curso de Graduação em Psicologia pretende cumprir seu papel institucional de formação e integração docente assistencial, com prestação de serviços à população, e de capacitação do aluno como psicólogo, eticamente correto e cientificamente preparado, voltado para a promoção da saúde em todos os níveis de atenção, tendo como público-alvo de suas atividades pessoas em contexto de risco e vulnerabilidade social, bem como um modelo de prática clínica ampliada e de grupo que possa alcançar a realidade dessa e de toda a população.

Coordenadora do Curso de Psicologia da FAINOR:

Priscila Lins

Telefone do Colegiado de Psicologia:

(77) 3161-1903

E-mail Institucional:

psicologia@fainor.com.br

 

 

O psicólogo estuda os fenômenos psíquicos e de comportamento do ser humano por intermédio da análise de suas emoções, suas ideias e seus valores. Ele diagnostica, previne e trata doenças mentais, distúrbios emocionais e de personalidade. Ele observa e analisa as atitudes, os sentimentos e os mecanismos mentais do paciente e procura ajudá-lo a identificar as causas dos problemas e a rever comportamentos inadequados.

 

Este profissional atua em consultórios, em hospitais e nas mais variadas instituições de saúde, contribuindo para a recuperação da saúde psicológica e física das pessoas. Em escolas, colabora na orientação educacional. É necessário registrar-se no Conselho Regional de Psicologia para exercer a profissão.

 

Apesar da crise econômica, e em grande parte causada por ela, a procura por psicólogos continua em alta. No setor público, onde atua em hospitais e postos de saúde, a demanda é constante, assim como na área jurídica e no atendimento a idosos, com foco em saúde mental. O psicólogo também continua requisitado nos setores de recursos humanos das empresas, onde pode fazer treinamentos, atuar como recrutador e até gerenciar o departamento.

 

Orientação educacional e profissional em escolas também são campos de trabalho para o bacharel. Aumentam, ainda, as chances em neuropsicologia para tratar distúrbios como demências, sequelas de traumatismo crânioencefálico e transtornos de aprendizagem, como dislexia. O profissional também pode trabalhar na área acadêmica, com pesquisa, e em consultoria para empresas.

 

As clínicas, com atendimento ampliado a todas as faixas de renda da população, é um horizonte crescente e necessário no contexto socioeconômico brasileiro.