A política de inovação tecnológica da FAINOR é gerida pela Coordenação de Inovação de modo a proporcionar a utilização, pela sociedade, do conhecimento científico e tecnológico desenvolvido na FAINOR.
A Coordenação de Inovação atua em campos como Proteção da Propriedade Intelectual, Transferência de Tecnologia, Cooperação FAINOR-empresas, acesso à tecnologia, sustentabilidade, e outros.
Colaborar na definição das políticas e diretrizes da pesquisa e inovação, gerenciando, disseminando, supervisionando e apoiando seu efetivo cumprimento, nos termos do Regimento Geral da FAINOR.
Valorizar a atividade criativa desenvolvida no âmbito da FAINOR, por meio da proteção das criações (propriedade intelectual), da transferência de tecnologia e da inovação tecnológica em prol do desenvolvimento econômico, tecnológico e social.
A Coordenação de Inovação da FAINOR atua por meio das seguintes ações:
– auxílio aos pesquisadores no licenciamento das inovações, na redação e depósito da patente, no registro de programa de computador e de outras formas de Propriedade Intelecrual, na identificação de produtos ou processos patenteáveis e licenciáveis;
– responsabilidade pela gestão da propriedade intelectual (PI) gerada no âmbito da FAINOR – proteção de marcas, produtos e processos e elaboração de contratos de licenciamento – e pela elaboração de proposta de política de PI da FAINOR;
– estímulo a novas formas de parcerias e articulação de atividades já existentes na FAINOR dirigidas ao relacionamento com a sociedade: empresas, setor público, institutos e fundações.