20 anos do curso de Direito: Câmara homenageia a FAINOR
16 de novembro de 2023Uma Audiência Pública da Câmara Municipal de Vereadores homenageou a FAINOR, nesta terça-feira, 14. Indicada pelo mandato do vereador Edvaldo Ferreira Jr. e aprovada por unanimidade pelos demais edis, a sessão comemorou os 20 anos do curso de Direito.
“A importância dessa comemoração reside na contribuição que o curso de direito da FAINOR trouxe para a comunidade local e além. Os frutos desses 20 anos são o legado de uma educação que transcende os muros das salas de aula. A FAINOR é um farol de sabedoria”, avaliou o vereador Edvaldo Ferreira Jr., que também é professor do curso.
A sessão reuniu professores, estudantes e profissionais formados pela FAINOR, que estão atuando com sucesso em suas áreas e que fizeram questão de participar da audiência. É o caso do ex-vereador, advogado Alexandre Pereira, e do procurador municipal, Jônatas Meireles, que representou a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista.
“A FAINOR mostra que Vitória da Conquista tem a capacidade de entregar conhecimento científico de qualidade e profissionais que fazem a diferença na sociedade. A FAINOR é um fenômeno educacional”, comentou o procurador municipal, Jônatas Meireles.
O ex-vereador Alexandre completou: “A FAINOR é para nós, egressos, uma grande referência. É um espaço que nos motiva e nos desperta o gosto pelo saber”. O advogado ainda lembrou dos tempos de estudante, dos desafios que foram enfrentados e vencidos durante a graduação.
Estudantes
Os atuais estudantes do curso de Direito compareceram em peso e lotaram o plenário da Câmara. Eles se empolgaram com as falas dos componentes da mesa de trabalho da audiência pública e manifestaram sua concordância por meio de muitos aplausos.
“Os discentes também merecem aplausos, porque levamos o nome da FAINOR e mostramos, aonde quer que vamos, que o nordeste tem ensino superior de qualidade”, garantiu a acadêmica Rebeca Kauani, do nono semestre.
Energia e orgulho de fazer parte da história
A trajetória de vitórias e o trabalho conjunto realizado pela comunidade acadêmica da Faculdade também foi destaque na noite. “Acredito muito que somos todos uma só energia na FAINOR: uma empresa genuinamente conquistense. Trabalhamos com dedicação e comprometimento com foco nos nossos alunos”, asseverou o representante da mantenedora, e também egresso, Iure Andrade.
Falando sobre a história do curso entremeada à de Vitória da Conquista, o professor Ronaldo Soares lembrou que o curso de Direito da FAINOR é uma oportunidade para que as pessoas estudem sem ter que se deslocar para a capital ou para outros estados, como era comum há 20 anos. “O papel da nossa Instituição é formar cidadãos, pessoas que buscam desempenhar um papel relevante na sociedade e na busca de dias melhores e mais justos”, completou o ex-coordenador, Ronaldo Soares
Os milhares de casos atendidos e as conciliações realizadas por meio do Núcleo de Práticas Jurídicas também foram lembrados. “Ao longo dessas duas décadas, testemunhamos uma jornada de desafios e vitórias, para a qual o Núcleo de Práticas Jurídicas muito tem contribuído. Esta é uma história de dedicação e de paixão pelo conhecimento. Com cada novo graduado estamos contribuindo com uma sociedade mais justa e ética”, registrou a coordenadora do NPJ, professora Micheline Flores.
Compromisso social e futuro
O compromisso com o desenvolvimento social também é destaque para a coordenadora do curso de Direito da FAINOR, professora Jamile Alves. “Falar de duas décadas é falar de uma marca que se fortalece, é lembrar que o curso de Direito é totalmente comprometido com a sociedade. É um sentimento muito grande de orgulho em fazer parte dessa história e dessa Faculdade”, afirmou a coordenadora Jamile.
“Somos uma instituição que prima por pessoas. Então hoje, na Casa Povo, agradecemos a homenagem em nome de toda a comunidade FAINOR e afirmamos que estaremos, ano após ano, construindo o futuro”, concluiu o diretor-presidente da FAINOR, professor Ítalo Brito.