Casal Legal foi marcado por flores, emoção e cidadania
26 de setembro de 2023Na manhã do primeiro dia de Primavera, o sábado 23 de setembro, o Programa Casal Legal, da FAINOR, realizou a 14ª edição do casamento coletivo. Este ano, 48 casais disseram o ‘sim’ e saíram com a sonhada certidão de casamento em mãos.
As flores, é claro, fizeram parte da cerimônia, assim como a música e a fotografia, afinal celebrar o casamento é o sonho de muita gente. Enchendo a quadra de amor, os noivos dividiram esse momento com familiares e amigos.
A FAINOR organizou a solenidade, por meio do Núcleo de Prática Jurídica – NPJ – do curso de Direito, em parceria com a Primeira Vara de Família de Vitória da Conquista. Professores, funcionários e estudantes deram todo o suporte necessário ao Casal Legal.
Entre sorrisos, abraços e parabenizações, Cirlene Silva e Marivan de Oliveira, contam que oficializar a união é importante para viverem juntos para sempre. “Fomos recebidos com muita atenção e carinho pelo pessoal do Núcleo. Agradecemos a todos”, completa Cirlene.
O cuidado com que foram recebidos, aliás, e a facilidade do processo de inscrição foram pontos destacados por diversos casais. Dalvani e Manoelito de Souza decidiram se casar após 14 anos juntos e acharam no Casal Legal da FAINOR a chance perfeita. “Quando ouvi falar sobre o casamento coletivo pensei ‘agora vai ser possível casar’ e a facilidade tornou tudo ainda melhor”, lembra Dalvani.
Afirmação do amor
O juiz titular da Primeira Vara de Família, Cláudio Daltro, enfatizou a importância de regularizar a união para a cidadania. “Legalizar a união é trazer tranquilidade. Isso pacifica a sociedade, porque a família é a afirmação do amor”, declarou.
O valor de construir uma família com a pessoa que ama foi o que motivou Thiago Cardoso, funcionário da FAINOR, a oficializar a união com Fabrine Pinheiro. “A FAINOR é minha segunda casa e família, e quando a gente tem a oportunidade de casar onde a gente trabalha, a gente pensa ‘por que não?’. Então, eu trouxe Fabrine para dentro da minha segunda família”, refletiu Thiago.
“A gente precisa comemorar a vida e em datas importantes como essa, mais do que nunca, a gente tem que pensar em renovar. E tem coisa melhor que renovar o amor?”, discursou o juiz de Paz, Geraldo Liberato. Egresso da FAINOR, o juiz mais uma vez emocionou os noivos e noivas.
Com os olhos marejados, Ana Paula Santos Oliveira expressou o sentimento sobre se casar. “É firmar aquilo que já é concretizado, que é o amor e a união, um falar pro outro que se ama, através dessa prova de amor que é a troca de alianças”, disse a agora esposa de Marcos Rocha Alves.
Para o diretor-presidente da FAINOR, professor Ítalo Brito, celebrar o casamento coletivo traz alegria para a comunidade acadêmica. “A Instituição faz seu papel para além dos muros, trazendo a comunidade para seu ambiente. Que este ato possa renovar a certeza de uma entrega mútua a esse sentimento que nos fortalece em nosso papel social”, concluiu o professor Ítalo.
Parcerias
Para oferecer uma cerimônia com tudo que um casamento merece, a FAINOR contou com importantes parcerias. A decoração, por exemplo, foi feita pela Limão Doce e a sonorização, pela equipe do DJ Bruno Peixoto. Os registros fotográficos ficaram sob responsabilidade da Amor In Formaturas.
Mas a lista de parceiros é grande:
Alana Almeida Designer
Eudes Almeida Lash Designer
Loja A Favorita Moda Íntima
Loja Ravele
Plaka Sete Comunicação Visual
Salão de Beleza Estética Tuca Gomes Coiffeur
Salão Serra
Viviane Oliveira Decor