Notícias

Curso de Arquitetura promove melhorias em creche municipal

6 de junho de 2023

Estudantes e professores participaram das atividades de Arquitetura Social

Professores e estudantes de Arquitetura e UrbanismoMais uma vez, o curso de Arquitetura e Urbanismo da FAINOR juntou estudantes e professores para revitalizar um ambiente e beneficiar a comunidade. A creche municipal Regina Ramos Cairo, a segunda maior de Vitória da Conquista, recebeu painéis artísticos para melhorar o acolhimento das crianças, além de um espaço reorganizado ao ar livre.

A ação faz parte das atividades do componente curricular Prática Social da Arquitetura, sob responsabilidade da professora Rosana Sales. Nesta edição, também participaram as disciplinas Paisagismo, da professora Marcela Aguiar, e Desenho e Plástica, do professor Rafael Bitencourt. A iniciativa contou com o apoio do Lyons Club de Vitória da Conquista, parceiro da instituição municipal.

Estudante de Arquitetura e Urbanismo, Ravi Públio.Os estudantes analisaram o local, criaram a proposta de intervenção, apresentaram os projetos e, finalmente, colocaram a mão na massa. As paredes dos parquinhos foram revitalizadas com painéis e a área verde ganhou equipamentos produzidos com material reciclado e até uma horta.

“É uma experiência muito importante, porque a gente acaba fazendo na prática aquilo que a gente está aprendendo, que é tentar passar pra todo mundo um Arquitetura acessível”, reflete o estudante de Arquitetura e Urbanismo da FAINOR, Ravi Públio.

Aluno da creche municipal Regina Ramos CairoA creche municipal Regina Ramos Cairo, no bairro Patagônia, atende a 258 crianças, boa parte, em tempo integral. “O trabalho dos estudantes da FAINOR foi ótimo, eles são educados e prestativos. É uma alegria poderconseguir melhorar nossos espaços assim, deixando tudo mais agradável. Muitas vezes, temos crianças que ficam o tempo todo em telas e o ambiente lúdico ajuda a melhorar as práticas pedagógicas”, explica a diretora da creche, professora Ana Emília Ferraz Brito.

“É um trabalho muito positivo na formação dos alunos, porque faz com que eles se envolvam em todos os aspectos sociais da Arquitetura”, conclui a professora Rosana Sales.