Aprender a Língua Brasileira de Sinais – Libras – é uma forma de quebrar barreiras na comunicação e de promover a integração social e a inclusão. É imprescindível para algumas área de atuação, principalmente no atendimento ao público,
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, cerca de 10 milhões de pessoas no Brasil possuem algum tipo de deficiência auditiva, formando um grande público para o profissional apto a usar com eficiência a Libras.
As pessoas fluentes no idioma ajudam a integrar os surdas à sociedade, ajudando a acabar com o preconceito. Além disso, profissionais experientes em Libras têm acesso a mais oportunidades para diversas funções no mercado de trabalho – muitas delas com excelente remuneração. Ou seja, saber Libras é destaque no currículo profissional.
De acordo com a Lei 10.436, o setor público deve contar com profissionais qualificados em sua força de trabalho para auxiliar a população surda por meio de Libras. É mais uma porta que se abre no campo profissional.
A professora Brianna Lidia Duarte Nunes de Souza é graduada em Letras Libras e em Engenharia Agronômica. Além disso tem pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho e em Perícia e Auditoria Ambiental. Briana ainda é graduanda em Educação Inclusiva, em Tecnologia em Educação e em Psicopedagogia.
É autora do capítulo 7 do livro Educação (RE)viva Novas Reflexões, Novas Resistências. E é conteudista da disciplina Libras.
Instagram: @brilibras
Coordenadora do curso