Notícias

Engenharia Civil: conheça a profissão tradicional com futuro promissor

10 de julho de 2024

Engenharia CivilA Engenharia Civil é uma das profissões mais tradicionais no mercado. É uma área consolidada, sempre em alta e com perspectivas de um futuro promissor. Se estes não são motivos suficientes para construir uma carreira na área, este artigo apresenta outras razões pelas quais você deve seguir seu sonho na Engenharia Civil.

Ampla área de atuação
Diferentes setores necessitam – e até mesmo dependem – do trabalho de engenheiros civis. Ao pensar na área, muita gente pensa logo na construção urbana, edificando prédios residenciais comerciais e públicos, o que por si só já é um grande campo de trabalho.

Mas o leque de oportunidades vai muito além disso. Os projetos de saneamento, hidráulicos e até mesmo de transporte também são feitos por profissionais da Engenharia Civil. Isso sem falar na atuação perene de reforma e manutenção das construções. Ou seja, o mercado de trabalho está sempre em movimento.

Reconhecimento profissional
A Engenharia Civil é reconhecida em diversos aspectos. A relevância social é um destaque claro, já que o trabalho do profissional impacta diretamente no desenvolvimento da sociedade e na vida das pessoas. Depois, tem o prestígio que a profissão conquistou ao longo do tempo e que mantém muito bem.

E, por fim, o desempenho financeiro que a carreira na área proporciona. Hoje, um engenheiro civil ganha em média R$ 8.500 para uma jornada de trabalho de 40 horas semanais, de acordo com pesquisa do Portal Salário, com informações de 24.670 profissionais admitidos e desligados em regime CLT nos últimos 12 meses.

Diversidade de conhecimento
A área da Engenharia Civil é ideal para aqueles e aquelas que têm perfil analítico. Que gostam da parte de exatas. Mas também é uma área excelente para quem quer estudar uma estimulante variedade de assuntos. A base do curso inclui, além dos cálculos, temas sobre arquitetura, meio ambiente, desenho técnico e gestão.

O importante aqui é investir numa boa formação. A graduação prepara o futuro profissional para ter todo o conhecimento teórico necessário, mas também precisa oferecer o contato com a prática, com o dia a dia do trabalho.

Na FAINOR, é uma tradição do curso de Engenharia Civil proporcionar tanto a teoria – com os melhores professores, referências tanto no mercado quanto no ambiente acadêmico – quanto a prática. Visitas técnicas, canteiro de obras, laboratórios, convênios com empresas reais, estimulando a pesquisa e o networking, são algumas das ações que constam de cada semestre do curso.

Se, com todas essas informações, você já percebeu que a Engenharia Civil é o caminho para o seu sucesso, então aproveite porque o processo seletivo da FAINOR já está aberto para o semestre 24.2. O vestibular é online e gratuito, e pode ser feito diretamente aqui no site. Além disso, a Faculdade aceita entrada com a nota do Enem, de qualquer edição do exame. Vale lembrar que alunos que ingressarem por meio de transferência ou que já tenham uma graduação também têm direito a descontos especiais.

Rematrícula 2024.2