Notícias

Equoterapia: aula de pós coloca alunos para montar a cavalo

31 de outubro de 2023

Equoterapia  Uma aula dinâmica, ao ar livre e contando com uma participação muito especial: cavalos. Assim foi o módulo Equoterapia em Pediatria, da pós-graduação Fisioterapia em Pediatria da FAINOR, realizado neste final de semana.

A disciplina Equoterapia em Pediatria, ministrada pelo professor Paulo Gonçalves Junior, reuniu os estudantes no Parque de Exposições Teopompo de Almeida. A ideia foi aproximar os futuros especialistas da atividade prática, proporcionando a experiência de não apenas ver os cavalos em ação, mas também lidar com eles.

Os fisioterapeutas puderam montar e sentir o movimento tridimensional da marcha do cavalo – recurso importante para estimulação do desenvolvimento da mente e do corpo dos pacientes com os quais trabalharão.

“Foi uma aula sensacional. Conseguimos enxergar os cavalos muito além do que já sabíamos”, reflete a aluna da pós-graduação, Paula Oliveira. A fisioterapeuta nunca havia montado e no início sentiu medo, mas a aula proporcionou a segurança para que ela pudesse ter a experiência.

A disciplina foi ministrada em dois momentos: aula teórica, em que a turma aprendeu sobre os benefícios da equoterapia por meio de bases científicas, e a aula de equitação, em que os conceitos foram observados na prática. “Nosso objetivo foi fazer com que o aluno possa experienciar essa vivência com o cavalo, a técnica da equoterapia como processo de transformação do praticante”, explica o professor Paulo.

Para esta aula, a FAINOR contou com a parceria da Conquista Equoterapia, entidade que faz parte da organização não-governamental Gema – Grupo de Estudos do Movimento Adaptado. Os instrutores da entidade ainda ensinaram sobre postura ao montar o cavalo, a forma como o animal aprende os comandos e até as diferenças de cada sela a ser utilizada e suas funções.

O curso de especialização Fisioterapia em Pediatria da FAINOR já está na segunda turma e, além de Equoterapia em Pediatria, oferece disciplinas como “Neonatologia: Recém-Nascido de Alto Risco”, “Fisioterapia Cardiopulmonar Pediátrica” e “Hidroterapia em Pediatria”, entre outras.

Desenvolvimento do paciente por meio da Equoterapia

A Equoterapia é indicada para auxiliar no desenvolvimento de inúmeros casos. “A equoterapia é indicada não apenas para quem tem algum tipo de deficiência, mas para qualquer pessoa que se propõe a montar em um cavalo. Ansiedade, deficiências neurológicas e psicológicas podem ser assistidas. E o benefício é a qualidade de vida”, conclui o professor Paulo.