Notícias

Esclarecimento do Ministério da Saúde pode resultar em mais empregabilidade para farmacêuticos

8 de novembro de 2023

mais empregabilidade para farmacêuticosUm esclarecimento emitido pelo Ministério da Saúde pode resultar em mais empregabilidade para farmacêuticos em todo o país. A Nota Técnica nº10/2023 estabeleceu diretrizes para a reorganização das Equipes Multiprofissionais na Atenção Primária à Saúde – APS – e assegurou a inclusão de profissionais farmacêuticos em cada uma delas.

O programa eMulti é organizado em três categorias. Nas categorias Ampliada e Complementar, o farmacêutico é explicitamente mencionado na nota do Ministério. Já na modalidade Estratégica, a inclusão desse profissional ficou subentendida, o que causou dúvidas entre os gestores municipais.

Ao garantir a inclusão dos farmacêuticos no programa, o esclarecimento emitido abre portas para uma participação mais ativa e relevante desses profissionais na promoção da saúde da população. Assim, com as prefeituras precisando se adequar às normas do Ministério, o país terá mais empregabilidade para farmacêuticos.

As equipes eMulti são constituídas por profissionais da saúde de diversas especialidades que colaboram de forma integrada com outras equipes da APS. Eles compartilham a responsabilidade pela saúde da população e promovem uma abordagem interdisciplinar e intersetorial para melhor atender às necessidades da comunidade.

Para a coordenadora do curso de Farmácia da FAINOR, professora Aline Amorim, esta é uma situação em que todos ganham. “A participação do farmacêutico em todas as categorias do programa eMulti irá proporcionar aos profissionais a aplicação dos seus conhecimentos e habilidades de forma interdisciplinar, contribuindo para a integralidade do cuidado e fortalecendo a rede como um todo, tendo como principal beneficiário a população usuária do serviço. Ao mesmo tempo, isso é um ganho para o futuro da profissão, não apenas para o mercado de trabalho, mas também para sua valorização, principalmente, no campo da Farmácia Clínica”, avalia.