Notícias

O Enade está chegando: você está preparado?

8 de agosto de 2023

Enade 2023O Enade – Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – está chegando. No dia 26 de novembro, estudantes concluintes vão fazer a prova que avalia o rendimento em relação aos conteúdos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos.

Neste ano, vão participar os estudantes FAINOR dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Estética e Cosmética, Farmácia, Fisioterapia e Odontologia.

O Enade também avalia o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial. Uma oportunidade para mostrar a sua preparação profissional.

Por que fazer o Enade?

A participação no Exame é obrigatória para que o graduando possa colar grau. Além disso, um bom resultado contribui para que o currículo do futuro profissional seja valorizado. O bom desempenho ajuda a assegurar prestígio acadêmico, o que pode ser decisivo na disputa por uma vaga no mercado de trabalho.

Além de tudo isso, uma boa nota também pode ser um diferencial importante para o ingresso em um curso de pós-graduação.

Como é a prova?

A prova será realizada no último domingo do mês de novembro de 2023, em todo o país. O participante terá quatro horas para responder a parte de Formação Geral, comum aos cursos de todas as áreas, e a parte de Componente Específico, próprio de cada área de avaliação.

São 10 questões de Formação Geral, sendo 2 discursivas e 8 de múltipla escolha; e 30 questões de Componente Específico, sendo 3 discursivas e 27 de múltipla escolha. Os gabaritos preliminares das questões objetivas e os Cadernos de Provas do Enade são divulgados na semana seguinte à aplicação das provas.

O gabarito definitivo e o padrão de resposta das questões discursivas são divulgados cerca de dois meses depois. O Boletim de Desempenho Individual do Estudante é divulgado cerca de nove meses após a aplicação.

Aplicado desde 2004 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), composto também pela avaliação de cursos de graduação e pela avaliação institucional. Eles formam um conjunto avaliativo que permite conhecer a qualidade dos cursos e das instituições de educação superior brasileiras.