Notícias

Prevenção ao câncer de mama reúne colaboradores da FAINOR

11 de outubro de 2023

câncer de mamaA prevenção ao câncer de mama foi o tema de um encontro que a FAINOR promoveu em parceria com a Unimed, nesta quarta-feira (11). O público da roda de conversa foi os funcionários dos diversos setores da Faculdade.

Com o tema “Os cravos do câncer físico e emocional”, a atividade incentivou a autoestima e ensinou sobre o autocuidado, a prevenção e o tratamento do câncer. Mitos e verdades sobre o tema também foram discutidos.

“É preciso buscar equilíbrio”, afirmou a psicóloga e enfermeira da Unimed, Priscila Nascimento. A saúde emocional da pessoa foi um dos aspectos abordados que, segundo a palestrante, podem influenciar no surgimento do câncer, caso esteja com problemas.

O encontro fez parte da campanha Se Toca Mulher, promovida pelo setor de Recursos Humanos, entre as ações do Outubro Rosa. “Por entender que a FAINOR tem um grande número de funcionárias e sabendo que este tema não envolve apenas quem já passou por isso, procuramos tratar sobre a parte emocional linkada com o assunto prevenção ao câncer de mama”, explica a gestora do RH, Luciene Moura.

“Achei fantástico, instrutivo e a didática foi ótima. O compartilhamento da experiência de vida de cada um foi o que mais me marcou”, comentou a funcionária Talita Macedo, do Setor de Estágios.

Como fazer o autoexame?

O ideal é fazer o autoexame sete dias depois da menstruação. Para quem usa anticoncepcional contínuo, é preciso prestar atenção no período conhecido como TPM. Mulheres na menopausa – e até os homens – devem escolher uma data por mês para se examinar.

O melhor momento é no banho, para que os dedos deslizem pelas mamas com facilidade. O movimento circular de procurar alterações deve ser feito a partir das axilas em direção à mama. O mamilo deve ser espremido para ver se há algo diferente, como a saída de algum líquido.

Se olhar no espelho também é necessário. Alterações de tamanho, de formato ou de textura nas mamas devem ser investigadas. É importante também procurar um profissional – ginecologistas e mastologistas podem tirar todas as dúvidas.