Técnicas avançadas de pavimentação: FAINOR e ViaBahia firmam convênio
17 de novembro de 2023Uma parceria que visa ao desenvolvimento de técnicas avançadas de pavimentação e que vai promover conhecimento e inovação. Este é o Convênio de Cooperação Técnico/Científica que a FAINOR firmou com a ViaBahia.
O propósito da parceria é explorar as capacidades dos laboratórios do curso de Engenharia Civil da FAINOR para a pesquisa e caracterização de solos, visando sua aplicação em projetos reais de pavimentação. “Essa iniciativa não apenas enriquecerá a formação dos nossos estudantes de Engenharia Civil, mas também oferecerá a eles valiosas experiências práticas”, explica o coordenador do curso de Engenharia Civil da FAINOR, professor Rudgero Oliveira
Os futuros engenheiros da FAINOR, juntamente com a equipe da ViaBahia, também vão investigar novas jazidas de solos tropicais, dimensionar pavimentos usando o Método do Capítulo de Tráfego, um avanço significativo da engenharia na área, além de executar um Trecho Experimental – um campo de testes que vai permitir a experimentação de técnicas pioneiras de pavimentação;
Os estudantes também vão participar de testes em solos coletados nas obras executadas nos trechos sob a concessão da ViaBahia. “Os estágios e pesquisas resultantes ajudarão a compreender em profundidade o processo de pavimentação de estradas e rodovias, com ênfase na relevância dos ensaios de caracterização de solos”, completa o coordenador Rudgero.
Laboratório de Solos
As atividades sobre as técnicas avançadas de pavimentação serão realizadas no moderno Laboratório de Solos da FAINOR e terão a participação de alunos e professores do curso de Engenharia Civil. É um exemplo de como a colaboração, entre instituições educacionais de excelência e empresas líderes, pode impulsionar o avanço tecnológico e o desenvolvimento regional.
Para o gerente acadêmico da FAINOR, professor Weslley Valadares, a parceria com a ViaBahia vai catalisar inovação e progresso tanto no cenário acadêmico quanto na indústria da construção. “A parceria contribuirá para o desenvolvimento da região, fortalecendo a conexão entre o ambiente acadêmico e o mercado profissional”, afirma.