Na FAINOR, a formação em Psicologia vai muito além da teoria. Aqui, os estudantes são constantemente incentivados a viver experiências práticas que colocam o conhecimento em movimento, geram impacto social e ajudam a desenvolver uma escuta sensível, ética e comprometida com o cuidado. 

E foi exatamente isso que se viu em duas ações promovidas na última semana, que envolveram alunos do curso em contextos diversos, mas igualmente transformadores.

Em uma parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), estudantes participaram de uma atividade voltada ao bem-estar emocional de agricultoras do bairro Jardim Valéria. O encontro, realizado em formato de roda de conversa, foi um espaço de escuta acolhedora, troca de experiências e fortalecimento da autoestima de mulheres que, diariamente, enfrentam as exigências do trabalho rural e da vida familiar.

Com empatia, cuidado e responsabilidade, os alunos conduziram momentos de reflexão sobre saúde mental, autocuidado e relações afetivas, colocando em prática tudo aquilo que aprendem em sala de aula sobre acolhimento e vínculo terapêutico.

A professora Carine Aragão, responsável pela ação, destacou o potencial das hortas comunitárias como espaços de estudo e convivência. “Essa intervenção aqui é uma forma de aproximar os alunos da comunidade. A ideia da horta surgiu com a possibilidade de encontrar mulheres que, no seu trabalho, têm como destaque a construção de laços dentro da comunidade, a valorização do território e dos saberes que elas possuem. O intuito é justamente que as alunas possam, a partir dessa experiência aqui, entender as possibilidades de intervenção quando elas aparecerem em suas práticas profissionais”, explicou.

Enquanto isso, outro grupo de estudantes visitou a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, em uma atividade que ampliou o olhar sobre o papel da Psicologia em situações de emergência, desastres e crises humanitárias. 

A conversa foi uma oportunidade para compreender como o trabalho técnico da Defesa Civil se articula com a dimensão emocional dos atendimentos e qual a importância do suporte psicológico em contextos de risco. Para os alunos, o encontro reforçou a ideia de que o cuidado com a saúde mental é essencial em todos os cenários, inclusive os mais extremos.

A estudante Ana Beatriz Castro ressaltou as contribuições da atividade para sua formação. “Temos pouco material produzido no Brasil sobre a intervenção da Psicologia nos momentos de desastres e um conhecimento maior sobre o órgão permitirá a criação de intervenções mais pontuais”, afirmou.

As duas ações reforçam a proposta do curso de Psicologia da FAINOR: formar profissionais com conhecimento técnico, mas também com empatia, responsabilidade social e disposição para transformar o mundo à sua volta. Porque aprender aqui, também é se colocar no lugar do outro.

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