No dia 26 de maio, às 19h, no Auditório Principal da FAINOR, será realizada a mesa-redonda “Psicologia branca para população negra? Uma discussão sobre psicologia racializada e seus desafios na prática”. 

O evento é gratuito e aberto ao público e propõe uma reflexão crítica sobre os limites e possibilidades da Psicologia diante das dinâmicas do racismo estrutural na sociedade brasileira. 

Inscreva-se clicando aqui.

Serão debatidos os impactos do racismo estrutural, institucional e interpessoal na saúde mental da população negra, bem como os efeitos do epistemicídio — o apagamento e deslegitimação dos saberes produzidos por sujeitos racializados,  nas práticas clínicas, acadêmicas e sociais.

As palestrantes convidadas são as psicólogas Elaine Virgínia Silva e Natiene Ramos Ferreira da Silva, além da cientista social Vanessa Lopes da Silva. Elas trarão abordagens críticas e comprometidas com a transformação social, discutindo a necessidade de uma Psicologia comprometida com a justiça racial e sensível às singularidades históricas, culturais e sociais da população negra.

O evento também se propõe a ser um espaço de letramento racial, convidando profissionais, estudantes e a sociedade a refletirem sobre os desafios e as potências de práticas antirracistas no campo da saúde mental, tanto no contexto clínico quanto no cotidiano acadêmico e institucional.

A palestra  é voltada para estudantes, profissionais da área da saúde mental e todos que se interessem pela temática racial. Garanta sua presença e venha repensar a Psicologia a partir de outras lentes. A mudança começa pelo conhecimento.

Veja o que separamos para você

Nosso Blog