Computador, celular, redes sociais, inteligência artificial… Pode parecer algo natural para quem já cresceu conectado, mas para muitas pessoas idosas, o mundo digital ainda é um território novo. E foi para ajudar a mudar essa realidade que alunos da FAINOR se uniram em uma ação transformadora com a Prefeitura de Vitória da Conquista.
Por meio do Programa Viver: Envelhecimento Saudável e Ativo, promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), os estudantes Matheus Botelho e Camila Ramos Gomes, do curso de Engenharia de Computação da FAINOR, ministraram aulas de informática básica para 27 idosos do Centro de Convivência do Idoso (CCI). A iniciativa teve apoio da coordenação do curso e da Sala de Inclusão Digital do próprio CCI.
Mais do que ensinar a usar computador e celular, os estudantes ajudaram a abrir novas portas: editores de texto, redes sociais, aplicativos e até conceitos introdutórios de inteligência artificial fizeram parte do conteúdo. E tudo com paciência, acolhimento e entusiasmo, tanto por parte dos professores quanto dos alunos.
“Foi uma experiência muito boa. Depois de tantos anos, tive a oportunidade de aprender. Antes, eu nem sabia ligar o computador. Agora, já sei usar e quero aprender cada vez mais”, contou seu Aurino Pereira, de 74 anos, um dos concluintes do curso.
A experiência também foi marcante para os alunos da FAINOR. Para Matheus Botelho, ensinar para o público idoso foi um desafio especial, que exigiu empatia, sensibilidade, adaptação e que, no fim das contas, transformou também sua forma de enxergar a própria profissão.
Durante a experiência, ele desenvolveu habilidades essenciais para um engenheiro moderno: comunicação clara, didática, gestão de sala de aula e trabalho em equipe — especialmente ao dividir a jornada com sua colega Camila. O resultado? Um novo olhar para o futuro: Matheus saiu da experiência não só mais confiante, como também motivado a seguir na docência.
“Essa vivência tem contribuído imensamente para o meu crescimento pessoal e profissional. Lecionar e compartilhar conhecimento tem sido uma das experiências mais enriquecedoras da minha trajetória”, relatou o estudante do 4º semestre.
A entrega dos certificados, realizada na última quarta-feira (23), foi marcada por muita emoção, gratidão e orgulho. Familiares, idosos e representantes da Prefeitura e da FAINOR estiveram presentes para celebrar essa conquista coletiva.
“Identificamos a necessidade de inserir a população idosa no mundo digital e conseguimos, com nossos alunos, oferecer atividades voltadas ao uso do computador, celular, serviços digitais e até acesso à inteligência artificial. Estamos muito felizes com os resultados e com o entusiasmo dos participantes”, reforçou o professor Adalberto Oliveira, coordenador do curso de Engenharia de Computação da FAINOR.
Na FAINOR, cada ação como essa é um exemplo do quanto a educação pode (e deve) ultrapassar os limites da sala de aula. Porque quando o conhecimento encontra propósito, ele conecta gerações, transforma vidas e constrói futuros com mais dignidade, autonomia e inclusão.
Quer viver experiências como essa e transformar o mundo com o que você aprende? Clique aqui e venha para a FAINOR. Seu futuro começa com propósito.